
SINASEFE-IFBA marca presença em atos do Dia Nacional de Luta contra os confiscos na Educação, na última terça-feira (18/10)
Na manhã da última terça-feira (18/10), foram realizados os atos do Dia Nacional de Luta contra os confiscos na Educação. Em Salvador, a Gestão Maria Felipa do SINASEFE-IFBA, representada por Marlene Socorro (coordenação geral), Camila Félix (secretaria), Fátima Santiago (comunicação), Rosa Mota (aposentadoria e seguridade social) e José Roberto de Andrade (combate à opressão), esteve presente na manifestação convocada pela Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (FENET). Também fizeram parte da construção deste ato, as Seções Catu e IFBaiano, (os) estudantes do IFBA, filiadas(os) e funcionárias(os) do SINASEFE-IFBA.
Durante a caminhada, a coordenação também estabeleceu diálogo com a deputada federal Alice Portugal (PC do B), Afronte, APUB e organizações sociais. Convidada pelas(os) estudantes para subir ao trio elétrico, a coordenadora geral do SINASEFE-IFBA, Marlene Socorro, falou sobre o valor da educação para mudança social no Brasil. Além disso, destacou que essas eleições serão definitivas para derrota do fascismo que vivemos no país e a importância de eleger Lula para presidência, no segundo turno das eleições.
Após o ato, a comunidade acadêmica se reuniu para um almoço na Reitoria do Instituto Federal da Bahia, onde foram discutidos os novos caminhos para garantir o fim do Governo Bolsonaro e seu pacote de maldades.
Em Valença, estudantes e servidoras(es) saíram do Campus do IFBA por volta das 9h. Junto com o IFBaiano e Centro Estadual de Educação Profissional (CEEPS), a comunidade acadêmica do IFBA realizou a concentração na Praça da República, onde houve um breve discurso das lideranças estudantis e de lá partiram pelas principais ruas do centro da cidade, atravessaram as duas maiores pontes da cidade. Além dos grêmios, estiveram presentes a APLB, Juventude do PT, UP e militância que faz a campanha de Lula na cidade.
As manifestações afirmaram a potência da união de estudantes e trabalhadoras(es) para lutar contra esse desgoverno! Junte-se a nós!
Fotos: Weslei Gomes/ ASCOM SINASEFE-IFBA