WhatsApp Image 2019-11-18 at 11.58.32

SINASEFE-IFBA marca presença no 33° CONSINASEFE

nov 20 2019
(0) Comentários
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Entre os dias 14 e 17 de novembro foi realizado o 33° Congresso do SINASEFE (CONSINASEFE), em Brasília-DF.

O evento, que trouxe como tema central “É preciso lutar, é possível resistir!”, é a instância máxima de decisões do sindicato. As medidas aprovadas pelas(os) delegadas(os) presentes no CONSINASEFE são soberanas e podem alterar todas as decisões e posições das demais instâncias. É neste Congresso que acontece a eleição dos membros da Direção Nacional e onde é alterado o Estatuto do sindicato.

De acordo com o coordenador geral do SINASEFE-IFBA, Matheus Santana, a participação da seção IFBA no congresso foi fundamental para levar os sentimentos, anseios e necessidades da comunidade. “Para esse congresso, levamos 19 delegadas(os) e 4 observadoras(os), entre servidoras(es) ativas(os) e aposentadas(os), de diversos campi da Bahia. O evento foi muito produtivo, sobretudo, em relação às deliberações de enfrentamento aos ataques do governo Bolsonaro e a defesa efetividade da democracia nos Institutos Federais. Também foi deliberada uma moção de apoio à nomeação e posse de Luzia Mota, Reitora Eleita do IFBA, que espera a quase um ano” pontua o coordenador.

Para a coordenadora de assuntos de pessoal técnico(a)-administrativos(as) da educação, Júnia Alcântara, nesse Congresso foram decididas pautas importantes, apesar da grande disputa interna. “Entre as principais decisões está a desfiliação da CSP-CONLUTAS, por quase unanimidade; a manutenção da alíquota de 15% de repasse das seções para a Nacional; o mandato do Conselho de Ética prorrogado por mais um ano, além de ter agora eleições a cada dois anos para as(os) conselheiras(os); os congressos continuarão sendo anuais e os estatutários a cada 4 anos; o Encontro de Mulheres será anual, sendo regional dos anos pares e nacional nos anos ímpares”, relata a coordenadora.

Confira os textos que resumem as atividades de cada dia de Congresso

Tem início o 33º CONSINASEFE [1º dia]

Segundo dia de Congresso debate teses de conjuntura, planos de luta e opressões [2º dia]

CONSINASEFE: 3º dia debate desfiliação da CEA e teses de combate às opressões, planos de lutas e políticas [3º dia]

Votação de teses estatuintes – Finalização (4° dia)

SINASEFE se desfilia da CSP-Conlutas

Baixe aqui a Moção de Apoio à nomeação de Luzia Mota – eleita Reitora do IFBA

Baixe aqui a Moção de Repúdio ao governo Bolsonaro pela “tentativa” de extinção do serviço social na Previdência Social Brasileira

Fotos: Arquivo Pessoal

Fotos: ASCOM/SINASEFE Nacional

Cobertura completa do 33º CONSINASEFE: https://sinasefe.org.br/consinasefe/

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

FORTALEÇA A LUTA DA CATEGORIA

Filie-se e conheça as nossas vantagens