
SINASEFE-IFBA participará de atos do Dia Nacional de Luta contra os confiscos na Educação, que acontece nesta terça-feira (18/10)
O SINASEFE-IFBA, representado pela Gestão Maria Felipa, convoca a sua base para os atos do Dia Nacional de Luta contra os confiscos na Educação, que acontecerão em diversas capitais do Brasil, nesta terça-feira (18/10). Em Salvador, a concentração acontecerá a partir das 9h, no Largo do Campo Grande, ao lado do Wish Hotel da Bahia, e seguirá até a Praça Castro Alves. Sugerimos que nas demais cidades a base também se integre às manifestações.
Esta mobilização, convocada pela Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (FENET), necessita da participação de toda sociedade brasileira. Vale a pena salientar que a anuência da Seção IFBA à paralisação foi aprovada por unanimidade na última Assembleia Geral Híbrida, realizada na tarde de ontem (14/10). Após a assembleia, o sindicato também encaminhou um ofício informando para a reitora do Instituto Federal da Bahia, a professora Luzia Mota, que estudantes e educadoras(es) estarão nas ruas em defesa da Educação, no dia 18.
Dois dias antes do primeiro turno das eleições, no dia 30 de setembro, último dia útil, o Ministério da Economia definiu novos bloqueios ligados ao orçamento das universidades e colégios federais, elevando para mais de R$ 1 bilhão os cortes deste ano. De acordo com reitoras(es) das instituições, a decisão impactará diretamente no funcionamento das escolas e universidades, que não terão recursos para custear gastos como água, luz, limpeza e bolsas dos alunos. Mais um ataque ao funcionalismo público brasileiro, marca do Governo Bolsonaro e do seu projeto de desmonte. Além disso, a manifestação também será um momento para demarcar a importância de eleger Luiz Inácio Lula da Silva para presidente do Brasil, no segundo turno das eleições, que acontece no dia 30 deste mês.
Nós, professoras(es) e técnicas(os) em Educação, seja federal, estadual ou municipal, precisamos unir forças para combater esse ataque ao futuro da formação do nosso povo. Este ano é ano de irmos às ruas e nas urnas lutar pelo fim desse (des)governo.
Baixe aqui o ofício envio para Reitoria.