
SINASEFE-IFBA participará do Ato Nacional pela Revogação do Novo Ensino Médio; manifestação acontece nesta quarta-feira (15/03)
O SINASEFE-IFBA, representado pela Gestão Maria Felipa, convida a sua base para o Ato Nacional pela Revogação do Novo Ensino Médio, que acontece nesta quarta-feira (15/03), às 12h30, em frente ao Campus Salvador do Instituto Federal da Bahia, no bairro do Barbalho.
Esta mobilização, convocada pela União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES) e União dos Estudantes da Bahia (UEB), necessita da participação de toda sociedade brasileira.
Realizado como primeiro ato do governo golpista de Michel Temer, a Contrarreforma do Ensino Médio foi apresenta como democrática ao permitir que estudantes escolham entre cinco possibilidades de itinerários formativos, mas representa uma precarização na educação e cultura do país. Esta proposta tem como objetivo o barateamento da educação, reduzindo o número de disciplinas e, consequentemente, de docentes em escolas que virão a se especializar em uma das áreas de conhecimento. Convém salientar que nenhuma escola particular, destinada às classes mais ricas, adotou algum dos itinerários formativos. Isso é um sinalizador dos efeitos que o Novo Ensino Médio terá na manutenção das desigualdades sociais.
“A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica construiu uma proposta pedagógica que coloca seus estudantes no patamar de sistemas educacionais de países reconhecidos pela qualidade educacional. O Ensino Médio Integrado deve ser referência da etapa final da Educação Básica brasileira, reconhecendo que, para os mais pobres, a escola é a principal porta para a aquisição dos conhecimentos historicamente construídos pela cultura humana”, defende o SINASEFE.
Leia a nota publicada pelo SINASEFE.