
SINASEFE-IFBA realiza Cine Debate com exibição de “A BRASKEM passou por aqui: A catástrofe de Maceió”, nesta segunda-feira (13/06)
O SINASEFE-IFBA convida todas e todos para um debate virtual sobre um documentário político que expõe a tragédia de Maceió-AL, cidade que foi vítima de um crime ambiental cometido pela Braskem. A atividade acontece nesta segunda-feira (13/06), a partir das 18 horas.
CINEDEBATE:
A BRASKEM passou por aqui: A catástrofe de Maceió
O documentário retrata o maior crime socioambiental em curso no mundo, que condenou cinco bairros na capital alagoana pelo afundamento do solo, tendo atingido quase 70.000 pessoas, 4.500 negócios e 30 mil empregos. A empresa Braskem explora minas de sal-gema há mais de quatro décadas em 35 minas a cerca de 1.200 metros de profundidade. Os desabamentos das minas ocorrem há mais de dez anos, já tendo formado crateras subterrâneas do tamanho do Complexo Esportivo do Maracanã.
O documentário traz depoimentos de moradores, associações de vítimas, líderes comunitários, cientistas, militantes de movimentos sociais e representantes de órgãos públicos.
No dia 13 de Junho de 2022, às 18:00h (Horário de Brasília), o Comando de Greve do IFBA – Campus Jacobina fará um CINEDEBATE com a presença de:
▪️ Carlos Pronzato, diretor, produtor e roteirista deste e de diversos documentários a respeito de temas que estão no centro das lutas sociais do Brasil nos últimos anos;
▪️Erianne Gomes dos Santos, Psicóloga, Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (2021), Especialista em Docência na Educação Profissional pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL/ Penedo) (2021);
▪️Almacks Luiz da Silva, socioambientalista e membro titular da Câmara Técnica de Segurança de Barragens – CTSB;
▪️Leandro Rafael Prado, professor do IFBA, engenheiro ambiental e doutor em Engenharia de Processos e;
▪️Joallan Cardim Rocha, professor de Sociologia do IFBA e doutorando em Ciência Política pela UNICAMP.
Haverá a exibição on-line do documentário e, na sequência o debate pelo link:
http://meet.google.com/fth-rgmj-jmx
Não percam a oportunidade de participar deste momento singular de intersecção entre arte, conhecimento científico e luta por direitos e por justiça!
Agendem-se, compartilhem, participem!