WhatsApp Image 2020-03-10 at 16.06.08 (14)

SINASEFE-IFBA realizou Assembleia Geral Estadual na última segunda-feira (9/03)

mar 10 2020

Na tarde de ontem (9/03) foi realizada a Assembleia Geral Estadual, no Espaço Cultural 2 de Julho, na Reitoria do IFBA, em Salvador.

A Assembleia iniciou com os informes e a aprovação da pauta. Em seguida, o coordenador geral Matheus Santana e a coordenadora de assuntos de pessoal docente Marlene Socorro fizeram uma análise de conjuntura, substituindo a companheira Raquel Nery que não pode comparecer. A análise de conjuntura tratou sobre:

1. As perspectivas do Governo Federal ao funcionalismo público, sobretudo, na área da educação;
  2. A construção da Greve Geral, no dia 18 de março;
  3. Fórum com as entidades baianas da educação;
  4. A participação da seção no Fonasefe e no Fonacate;
  5. A MP 914, a PEC emergencial – que já propõe a diminuição de salários das(os) servidoras(es) em até 25% – e a Reforma Administrativa.

Como encaminhamento, foi aprovada a construção de um ofício em nome do sindicato pedindo e recomendando a Gestão do IFBA que não procedesse de forma antecipada a materialização desses ataques do Governo Central determinando o corte de progressões funcionais de servidoras(es), de vantagens pecuniárias, de auxílios que são garantidos por lei e que estão sendo atacados, sendo que ainda não há aprovação no Congresso Nacional dessas mudanças e alguns/algumas gestores(as) tem se antecipado de uma forma muito ruim como foi o caso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e outros lugares no Brasil.

Por unanimidade, a categoria aprovou a adesão e a participação do SINASEFE-IFBA na Greve Geral do Serviço Público, no dia 18 de março. A paralisação acontecerá em todos os campi com atos de rua ao lado de outras entidades da iniciativa pública e privada. Além disso, foi realizada a eleição de delegada(o) de base e observadoras(es) para a Plenária Nacional do SINASEFE, onde daremos encaminhamentos importantes para as lutas dos próximos meses:

DELEGADO DA DIREÇÃO

Arivaldo Souza (Campus Jacobina)

DELEGADA DE BASE

Camila Félix (Campus Simões Filho)

OBSERVADORES(AS)

Edilza Oliveira (Campus Brumadinho)

Juliano Lopes (Campus Salvador)

No ponto “O que ocorrer” foi debatida a situação do Plano UNIMED com relato de um docente do Campus Porto Seguro. Como encaminhamento, será agendada uma reunião com o jurídico para tratar de situações específicas da migração do plano de saúde e enviaremos um documento à Reitoria. Na ocasião, a Reitora Luzia Mota, que estava na Assembleia, pediu a fala e explicou que o IFBA já tinha rompido o contrato com a UNIMED e denunciado ao Centro de Estudo em Saúde (INES) por todas as irregularidades. O Instituto está propondo uma migração para outros planos que estão dentro da aliança administradora vinculada ao MEC e ao IFBA.