fsm 2018

SINASEFE Nacional e Seção IFBA participarão do Fórum Social Mundial 2018

mar 09 2018
(0) Comentários
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

De 13 a 17 de março, Salvador receberá o Fórum Social Mundial 2018 (FSM). Com o tema “Resistir é criar. Resistir é transformar”, o evento deve reunir cerca de 50 mil pessoas. O SINASEFE Nacional e a Seção IFBA não poderiam faltar nesse debate organizado por movimentos sociais de diversos países e marcarão presença em várias mesas.

A maioria das atividades se concentrará no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA). No caso das mesas do Sindicato, elas acontecerão na Tenda da Unidade, no estacionamento da Portaria 1 da unidade.

O SINASEFE abordará temas como “Sindicalismo e a luta das mulheres”, “Trabalho e sindicalismo no serviço público”, “As contrarreformas do Governo Temer, crise social e perspectivas para a classe trabalhadora”, “Reorganização da Frente Escola Sem Mordaça” e “Observatório da intervenção militar no Rio de Janeiro”. Dentre os(as) convidados(as), estarão os professores do IFBA e coordenadores da Seção, Fabiano Brito e Luís Antonio Costa, e o coordenador Nacional, Ronaldo Naziazeno.

Segundo Fabiano Brito, que é Doutor em Sociologia e docente no IFBA Simões Filho, o objetivo de sua fala, que acontecerá na mesa sobre trabalho e sindicalismo no serviço público, será promover a reflexão sobre a prática sindical no ambiente de trabalho e sobre a criação de novas estratégias de luta no setor público. Para isso, ele abordará o histórico da precarização do trabalho, o ambiente no IFBA e o trabalho realizado pelo SINASEFE-IFBA. O diretor de Políticas Educacionais e Culturais do SINASEFE e professor do IFBA Salvador, Ronaldo Naziazeno, também estará nessa mesa e abordará os aspectos particulares do exercício do sindicalismo no serviço público, as principais pautas da categoria e o calendário de lutas e atividades.

A Seção IFBA ainda está apoiando o II Seminário Nacional dos Policiais Antifascismo, que acontecerá dentro do Fórum, nos dias 14 e 15. Os(as) policiais, agentes de trânsito, guardas municipais, agentes penitenciários e operadores(as) da segurança pública estarão reunidos(as) para debater as demandas das categorias, o antifascismo na sociedade e nas instituições de segurança pública do país.

O SINASEFE-IFBA também ajudará seus/suas sindicalizados(as) que forem para o FSM com o transporte rodoviário ou gasolina (comum), em carros com três ou mais pessoas. O sindicato ainda colaborará na construção da mesa sobre a pesquisa e o ensino das línguas indígenas na Bahia e os desafios da educação escolar diferenciada, financiando a vinda do professor do Campus Porto Seguro, Francisco Costa. O docente é Doutor em Linguística e Língua Portuguesa e desenvolve um importante trabalho com os Tupinambás no Sul da Bahia.

O Fórum
Com a finalidade de apontar alternativas para uma transformação social no planeta, o encontro contará também com atividades no Parque do Abaeté, em Itapuã, no Parque São Bartolomeu, no Subúrbio Ferroviário. O primeiro FSM, que aconteceu em 2001, na cidade de Porto Alegre, teve como objetivo de se contrapor ao Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça) que, desde 1971, defende as políticas neoliberais em todo mundo.

Participação do SINASEFE Nacional e da Seção IFBA

Dia Horário Tema Composição da mesa Local
Terça- feira (13) 20h Sindicalismo e a luta das mulheres Paula Vielmo (base do SINASEFE)

Lana Bleicher (ANDES)

Zilmar Alverita (PSOL)

Rosângela Castro (SINASEFE- IFBA)

 

Tenda da Unidade, no estacionamento da Portaria 1 do Campus da UFBA de Ondina
Quarta-feira (14) 15h As contrarreformas do Governo Temer, crise social e perspectivas para a classe trabalhadora

 

Luís Antonio Costa (SINASEFE-IFBA) Tenda da Unidade, no estacionamento da Portaria 1 do Campus da UFBA de Ondina
Quarta-feira (14) 19h Trabalho e sindicalismo no serviço público Fabiano Brito (SINASEFE- IFBA)

Ariovan Martins (DN SINASEFE)

Ronaldo Naziazeno (DN SINASEFE)

 

Tenda da Unidade, no estacionamento da Portaria 1 do Campus da UFBA de Ondina
Sexta-feira (16)

 

16h30 Lançamento, na Bahia, da Frente em Defesa das Instituições de Ensino Superior Públicas Flávio Barbosa (DN SINASEFE)

Cristiane Gonzaga (DN SINASEFE)

Tenda da Unidade, no estacionamento da Portaria 1 do Campus da UFBA de Ondina
Sábado (17) 9h Reorganização da Frente Escola Sem Mordaça Fabiano Godinho (DN do SINASEFE)

Sandra Siqueira (UFBA)

Cláudio Rezende Ribeiro (ANDES-SN)

Micilândia Pereira (SINASEFE)

Tenda da Unidade, no estacionamento da Portaria 1 do Campus da UFBA de Ondina
Sábado (17) 15h Observatório da intervenção militar no Rio de Janeiro Fabiano Godinho (DN SINASEFE)

Representante da Federação de Favelas do Rio

Representante da Auditoria da Dívida

Claudio Rezende Ribeiro (ANDES-SN).

Tenda da Unidade, no estacionamento da Portaria 1 do Campus da UFBA de Ondina

 

 

Imagem destacada: Reprodução

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

FORTALEÇA A LUTA DA CATEGORIA

Filie-se e conheça as nossas vantagens