
SINASEFE participa do 15º Congresso Internacional de Pedagogia, em Cuba
-
- Postado em: Destaque, Notícias
- Tags:
O SINASEFE marcou presença na 15ª edição do Congresso Internacional de Pedagogia, realizada em Havana, Cuba, de 30 de janeiro a 3 de fevereiro. O evento, que é considerado o mais importante da área na América Latina e Caribe, contou com três mil participantes (além de 775 especialistas cubanos(as), dentre eles 20 ministros de Educação, o reconhecido teólogo brasileiro Frei Beto e o Premio Nobel da Paz de 2014, o indiano Kailash Satyarthi. Representantes do Canadá, Estados Unidos (pela primeira vez), Portugal e Espanha também participaram do encontro.
Representando o SINASEFE, o membro da Direção Nacional Georges Rocha (Seção IFBA) participou como observador e apresentou um trabalho intitulado “Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: novos condicionantes da reforma do ensino médio em curso no Brasil”. Rocha fez uma rápida avaliação do quadro político brasileiro, denunciou a forma pela qual foram aprovadas essas mudanças na legislação educacional do país e as graves consequências decorrentes dessa política.
“O trabalho foi apresentado em um espaço denominado ‘Foro 3 – Os sindicatos e as organizações de professores no desenvolvimento educacional’. Nesse fórum, foram debatidas questões relacionadas à participação e gestão social das organizações de educadores(as) presentes na realidade latino-americana atual. Assim, se intercambiaram experiências entre os(as) representantes dessas entidades, com o propósito de avaliar as possibilidades das ações dessas entidades contribuírem para uma educação de qualidade em um ambiente criativo e democrático”, conta Rocha. Na avaliação do diretor, a participação do SINASEFE no Pedagogia 2017 serviu também para estabelecer contatos e reaproximar a organização de entidades sindicais, de profissionais da Educação e de pesquisadores(as), tais com o Sindicato Nacional de Trabajadores de la Educación, la Ciencia y el Deporte (SNTECD) e a Confederação de Educadores Americanos (CEA), entidade a qual o SINASEFE é filiado.
Aproveitando a oportunidade, o presidente da CEA, Fernando Rodal, solicitou uma maior aproximação entre a atual Direção do SINASEFE e a Confederação. Uma reunião de trabalho deve ser realizada entre as entidades para ajustar essa situação.
Visita à Central dos Trabalhadores de Cuba
Diante da sua importância na área de Educação no Brasil, o SINASEFE foi convidado pela representação do SNTECD para participar, junto a várias outras organizações, de uma visita à Central dos Trabalhadores de Cuba (CTC), no último dia 01. Localizada no centro da cidade, na Havana Velha, a CTC, através de seu presidente, Raimundo Navarro, fez um palestra na qual avaliou a conjuntura política e econômica cubana diante da situação internacional, destacando os limites da economia do país frente à continuidade do bloqueio econômico estabelecido pelos EUA desde 1962. Na apresentação, o dirigente sindical cubano analisou o papel do movimento sindical em Cuba, além de apontar quais são as tarefas que os(as) trabalhadores(as) e os sindicatos necessitam colocar em prática, seguindo as resoluções estabelecidas pelo 7º Congresso do Partido Comunista Cubano, que visam estabelecer um novo modelo social e econômico para o país.
O Congresso
As autoridades cubanas presentes no Congresso Internacional de Pedagogia aproveitaram o momento para comemorar o 55º aniversário da Campanha de Alfabetização daquele país – a primeira grande ação realizada em Cuba após a Revolução de 1959. O programa de Pedagogia 2017 incluiu visitas ao Museu da Alfabetização para que os(as) participantes conhecessem a concepção desse processo naquela época e como se deu, a partir da cooperação internacional, a multiplicação em outros países dos métodos para aprender a ler e escrever utilizados e denominados de “Yo sí puedo” e “Yo sí puedo seguir”.
Dentre os temas gerais tratados no Encontro Internacional de Pedagogia, estiveram: a educação com valores e cidadania para uma cultura de paz; a avaliação da qualidade dos sistemas educativos; o desempenho profissional do(a) docente e o aperfeiçoamento das políticas públicas em Ciência, Tecnologia e Inovação para um desenvolvimento inclusivo e sustentável; formação técnica e profissional de qualidade e sua contribuição para o desenvolvimento socioeconômico; e o atendimento à diversidade sociocultural e econômica de cada país.