WhatsApp Image 2020-06-19 at 16.31.28

#VidasNegrasImportam | Faremos Palmares de novo

jun 22 2020
(0) Comentários
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Por Alisson Lima – Coordenador de Combate à Opressão do SINASEFE-IFBA

Recentemente, Mãe Baiana de Oyá, a líder religiosa Adna Santos, denunciou o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, por injúria racial, discriminação racial e discriminação religiosa. A líder religiosa foi ofendida sendo chamada de “macumbeira” e “miserável” justamente pela principal figura do desgoverno Bolsonaro que deveria proteger e valorizar as religiões de matriz africana, todos os elementos que pertencem à cultura afrobrasileira e a importantíssima simbologia de Palmares, que dá nome à Fundação.

Sérgio Camargo se mostra inapropriado para o cargo, com discursos irresponsáveis, intolerantes e criminosos sobre a população negra brasileira e sua cultura. As ofensas e a constrangedora exposição em nível nacional de uma mulher negra e líder religiosa, ofende gravemente a honra e a dignidade das religiões de matrizes africanas e de seus adeptos, já que trata-se de uma religião fundamentada no culto à ancestralidade. Portanto, assegurar o direito à liberdade de culto aos adeptos do Candomblé, preservar a sua honra, consiste em garantir a continuidade da religião a partir do seu legítimo direito ao culto dessa ancestralidade.

O SINASEFE-IFBA compreende combate às opressões como uma tarefa fundamental da luta da classe trabalhadora, por isso, faremos a defesa intransigente da preservação e do respeito ao povo de santo na Bahia ou em qualquer outro lugar. Repudiamos todos os atos praticados por Sérgio Camargo e somos contra qualquer ato que incentive a intolerância religiosa em nossa sociedade. As religiões de Matriz Africana se organizam a partir da construção de relações socioafetivas entre várias mães, pais e filhos. Essas famílias merecem todo o nosso respeito e proteção.

** A frase “Faremos Palmares de novo” é um fragmento do poema “Quilombos”, de José Carlos Limeira.

#ForaBolsonaro
#ForaMourão
#ForaSergioCamargo

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

FORTALEÇA A LUTA DA CATEGORIA

Filie-se e conheça as nossas vantagens